Em algum momento, alguém acabará nos decepcionando. Talvez não seja intencionalmente, mas vai acabar acontecendo. Costumamos esperar o melhor das pessoas e talvez o melhor que ela possa nos oferecer não está à altura daquilo que desejamos. Temos expectativas altas demais e ninguém consegue superá-las. A decepção acaba vindo de alguma forma.
O que fazer nesse momento? Essa é a grande dúvida.
Deixar as coisas acontecerem naturalmente, buscar não ter expectativas em relação às pessoas, isso seria o melhor e o correto a se fazer, mas nem sempre é fácil.
As pessoas podem nos magoar nas coisas mais simples, na forma de nos tratar, em não estar presente na nossa vida o suficiente, em dar mais atenção para outras pessoas; e nessas situações, talvez o problema esteja em nós e não no outro. Aprender a lidar com as pessoas, com as diferenças e particularidades de cada um é essencial para conseguirmos seguir em frente.
Mas em alguns casos o que nos magoa é efetivamente o erro do outro, uma atitude pensada antecipadamente, que o outro sabia que geraria consequências negativas em nossa vida e mesmo assim não se preocupou com o nosso provável sofrimento.






Nesses momentos é como se o mundo caísse, como se nada mais restasse de bom, o sofrimento nos abarca de tal modo que é como se existisse apenas vazio ao nosso redor. A tristeza nos consome, porque sabemos que a decepção é real. A confiança que demorou a ser construída, em segundos se esvai. A tristeza dá lugar à raiva e sentimos ódio por aquela pessoa, algo que nunca imaginávamos que poderíamos sentir. A partir dessas sensações temos a certeza de que não há mais volta nos efeitos colaterais e é isso que começa a nos destruir. O amor de outrora se transforma em uma bomba para a nossa auto-estima.
Perceber o quanto isso nos faz mal é o primeiro passo para a mudança. Não podemos nos deixar ser destruídos pelos outros. Porque não vale a pena. Porque merecemos mais. Porque temos a vida pela frente. Teremos outros amigos e outros amores. A vida vai acabar nos trazendo pessoas melhores e que realmente se preocupem conosco.
Esquecer o mal que nos fizeram é praticamente impossível, as feridas podem cicatrizar, mas as marcas são eternas. Mas perdoar é preciso, e devemos ter consciência que o perdão não é apenas para o outro, mas também para nós. É quando perdoamos que nos livramos que todos os sentimentos negativos que nos consumiram. Perdoamos e ficamos em paz. As coisas não voltam a ser como eram, mas nossa alma fica tranquila. Perdoar não significa querer a pessoa de volta na sua vida, mas saber que aquilo que ela fez não terá mais importância, ficará para trás. Podemos até recordar dessa situação em alguns momentos e ficarmos tristes, mas isso não irá nos arrasar da mesma forma.
Voltar a ter contato com a pessoa que nos fez mal é uma decisão difícil de ser tomada, mas se vemos que o outro está verdadeiramente arrependido, pode valer a pena. Mas isso será uma reconstrução, onde o laço pode ser mais fácil de ser quebrado.
O que importa é mostrarmos que ela tem nosso perdão, que conseguimos nos reerguer mesmo depois do mal que nos fizeram. E que não há nada melhor do que estar em paz. Com os outros e com nós mesmos. 

Um Comentário

  1. Esse texto, hoje, me tocou de uma forma especial porque estou muito magoada com alguém. Geralmente eu acabo perdoando e tudo passa. Sou alguém que não guarda rancor e já perdoou cada coisa... Mas na hora da raiva, é difícil vermos as qualidades da pessoa e só conseguimos pensar nos defeitos e como isso no atingiu :(

    ResponderExcluir