Constantemente eu me sinto sozinha, como se não tivesse ninguém para conversar ou me apoiar. É um sentimento que não desejo pra ninguém, é algo doloroso, que aperta meu peito e sufoca minha alma. Eu não consigo explicar o que se passa dentro de mim, me vejo perdida entre pensamentos desconexos e uma confusão de sentimentos. Tento entrelaçá-los, para fazer com que façam sentido, mas é algo que parece ser impossível. Preciso de ajuda para lidar comigo mesma, mas não sei onde procurar. Sequer sei se vale a pena procurar ajuda, penso que talvez seja melhor deitar em minha cama e não acordar mais. Sei que ainda tenho muito o que viver, é o que todos dizem, mas tenho medo de como será meu futuro, pois meu presente tem sido solitário.


Sou cobrada por todos a minha volta, não sou o que os outros gostariam que eu fosse. Não sou bonita, loira, magra e de olhos azuis, esse é o padrão de beleza que a sociedade impõe. Cobram que eu esteja sempre maquiada, já que a maquiagem "destaca" a nossa beleza, se eu tento estar natural, dizem que sou desleixada e não me cuido, não posso ser quem sou. Reclamam das roupas que eu visto, não são bonitas o suficiente. É tão difícil aceitar as minhas imperfeições (que, talvez, não sejam imperfeições) já que os outros não aceitam. Se a sociedade diz que eu não sou bonita o suficiente, eu deveria acreditar nisso, não? Eu deveria sonhar em ser como as modelos das capas de revista, eu deveria me esforçar, ao menos, para parecer como elas, mas não consigo fazer isso, não consigo ser um fantoche, onde os outros dizem como devo agir ou como devo me portar, queria ter a liberdade de ser como eu quero, sem ninguém para se intrometer e dizer que eu estou errada. A cada crítica sobre as minhas características, mais eu me sinto impotente e despreparada para ser como eu quero, pois a gente aprende que temos que agradar os outros, que temos que ser elogiadas e estarmos sempre bonitas, mas é difícil ser assim, queria ser livre, mas vivo em uma sociedade em que a liberdade não e possível.
Não consigo explicar o vazio que existe dentro de mim, é algo que me consome e me faz ter medo de pensar sobre o futuro. Já senti dor, como se meu peito fosse explodir e não houvesse lágrimas o suficiente para que essa angústia fosse embora. Sinto como se já tivesse chorado todas as lágrimas que existiam dentro de mim. Já senti tristeza, como se não houvesse possibilidade de encontrar alegria novamente. Já senti medo, das pessoas que estão ao meu redor e de mim mesma, das palavras alheias que ferem e da vontade pessoal de fazer com que tudo isso vá embora. Mas o vazio é o meu companheiro atual, me sinto amortecida, como se não fosse mais possível sentir qualquer coisa. Não consigo chorar, não consigo me mover, estou paralisada, apenas existindo nesse mundo cruel.
Ouço o barulho dos carros se movendo ao meu redor, estou andando sem rumo e sem saber para onde vou, eu poderia me atirar na frente de um carro e fazer com que tudo isso se acabe, mas não tenho coragem ou talvez não tenha forças para fazer isso. Me movo lentamente, sem olhar para trás, quero fugir, ir para um lugar onde ninguém me conheça, onde não serei julgada, onde eu possa ser quem eu sou, onde eu possa recuperar minhas forças e voltar a viver. Aqui isso não será possível, pois o vazio tomou conta do meu ser, preciso de mudança, preciso recomeçar... 

36 Comentários

  1. Confesso que fazia um tempinho que eu não passava por aqui, mas hoje por um acaso decidi passar, e parece que foi justamente pra ver esse texto e vir aqui te dizer algumas palavras. Não sei se ele fala mesmo sobre ti, mas acredito que sim, então espero que eu possa ajudar um pouco.

    Em primeiro lugar, se as pessoas a tua volta estão agindo assim contigo, te julgando, te cobrando... não acha que está cercada pelas pessoas erradas? Quem te ama não vai te julgar por usar ou não maquiagem, por ser ou não de certo jeito.. quem te ama vai te apoiar e te AMAR independente do jeito que tu é. Temos a liberdade para sermos quem quisermos. Se tu está cercada de pessoas tão negativas e que não te fazem bem, é hora de se afastar delas e buscar outros cenários.

    Em segundo lugar, recomeça. Muda o que não te faz bem. Não pensa em acabar com isso. TUDO tem uma saída. Tudo mesmo. Tem alguém próximo em quem tu possa confiar? Conversa com essa pessoa. E procura ajuda, mesmo. Isso é muito importante, nós não podemos ficar sozinhos e não fazermos nada pra mudar isso. A vida é uma só e a gente tem muita coisa pra fazer aqui. Pra realizar, pra ver. A vida é incrível, é linda, e tu só precisa de uma nova perspectiva pra encontrar essa beleza de novo.

    Fica bem, viu? Espero que consiga se recuperar, quem sabe precise de uma mudança drástica? No visual, no lugar onde tu mora, em relação às pessoas com quem tu convive? Não deixa nada disso te abater. Tu é mais forte que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto fala um pouco sobre mim e um pouco sobre o que eu percebo da sociedade em que vivemos. Fiquei muito feliz com seu comentário, obrigada pelas palavras e pelo carinho.
      Tento sempre fazer isso, analisar as pessoas a minha volta e tentar perceber se elas me trazem coisas boas ou ruins, quando são pessoas tóxicas, costumo me afastar mesmo, porque sei que isso é o melhor. Mesmo conseguindo agir dessa forma com o círculo de pessoas que estão ao meu redor, a questão vai um pouco além, envolve a sociedade como um todo, o que é mais difícil de lidar e temos que aprender a nos aceitar e não nos importar com o julgamento alheio.
      Essas fases são estranhas e complicadas, mas como você disse, é importante ter alguém em quem confiar por perto, e eu tenho pessoas incríveis ao meu lado, que sei que posso contar.
      Muito obrigada pela mensagem, mesmo! <3

      Excluir
  2. Me identifiquei com algumas partes do seu texto.. somos muito cobradas o tempo inteiro, principalmente por ser mulher, e confesso que muitas vezes também fico perdida! De repente já não sei se o que eu quero realmente é o que eu quero, ou se é o que os outros querem para mim... de qualquer forma, acho que é importante parar para olhar pra si e se organizar... Tenho fé que essa baguncinha mental vai sair da gente um dia!

    Um beijo!
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa bagunça mental é fruto do que vivenciamos na sociedade, vai além de algo pessoal, é construído socialmente, mas temos que ir refletindo aos poucos, para perceber quem realmente somos.

      Excluir
  3. Sabe o que eu senti quando li? Que era como se alguém tivesse lido muitas das coisas que passam na minha cabeça. Ser mulher é muito difícil na sociedade e somos cobradas o tempo inteiro para pertencermos à um padrão - muitas vezes impossível para algumas. Mas, você tem razão. É necessário recomeçar. Seja cortando de nossas vidas pessoas que só nos diminuem, seja apenas acrescentando mais pessoas ao nosso redor.

    Espero que você esteja bem e que tenha forças para recomeçar e ser feliz de verdade. Espero que entenda que a sua felicidade vai sempre acima da dos outros.

    Beijos :*
    https://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil não se cobrar diante da realidade em que vivemos, ficamos com autoestima baixa por não acreditarmos que sejamos capazes, é necessário um passo de cada vez para conseguirmos nos reerguer.

      Excluir
  4. Eu me sinto um pouco mal, mas as vezes é preciso ver umas verdades né? Desculpa se o comentário não for muito útil, mas queria mesmo agradecer por compartilhar.. me sinto dessa forma na maior parte do tempo, e absolutamente ninguém entende isso. E a sensação de vazio e solidão só aumenta... É complicado.

    Abby
    https://linhastortasb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ter conseguido se identificar com o texto, é o que prova que todos nós nos sentimos assim de alguma forma.

      Excluir
  5. ooi tudo bem ? parabens pelo texto voce consegui transmitir bem oque queria acho que sempre temos esse momento de vazio mais nada é eterno
    BLOG♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  6. Fui lendo você e pensando em mim, eu sempre bati de frente com que as pessoas diziam a meu respeito. Tomei para mim que seria eu mesma, como eu gosto e me sinto bem. Atropelei a todos que tentaram dizer para eu me vestir feito menina, andar feito menina. Nunca curti essas coisas de menina. rs
    Gosto de calça, shorts, jardineira, tenis e meia, agasalho adidas e não vou ser o que os outros querem. Dá muito trabalho. Não tenho paciência para me maquiar, pintar as unhas e adoro quando me olho no espelho e vejo a moleca que sou.
    Acho que a sociedade pode exigir o que quiser, nós é que temos que freá-la e mandar apontar o dedo em outra direção. Quando eu passo por pessoas que me olham por ser quem sou, eu abro meu melhor sorriso e me lembro dos cães... rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso é o mais difícil, conseguir se desprender daquilo que a sociedade impõe e conseguir ter a liberdade de ser quem realmente desejamos, parabéns pela sua coragem.

      Excluir
  7. Oiiii !! Li o seu post e queria dizer algo que tenho praticado na minha vida , acredito que vida perde o sentindo ou que as pessoas e sociedades pensam e impõe sobre nós , pesam quando não sabemos o nosso PROSPOSITO de vida ou porque estamos aqui. Quando não sabemos em que esfera da sociedade eu sou um elemento para fazer a diferença na vida das pessoas.
    E depois que eu entendi o meu propósito eu sei com quem devo andar ou não , a quem devo ouvir enfim as decisões que devo tomar que profissional devo ser . Enfim te recomendo procurar no YouTube - um cara chamado TEOFOLO HAYASHI . E outro TIAGO BRUNET .

    Bjus
    http://www.lidynogueira.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante seu comentário, vou procurar a respeito!

      Excluir
  8. Oiie

    Parece até que eu escrevi esse texto. Cada linha reflete o que já senti nesse ano de 2017. E realmente, não é fácil. Mas eu enfrentei.

    Só fiz o que me deixava confortável, larguei mão do que me fazia sofrer. Disse alguns nãos, discuti algumas vezes, mas tem dado certo. Fui atrás de novas metas e me descobri. E isso me mudou.

    E acho que é isso que importa, no final. Fazermos o que é melhor para nós. Aos poucos as pessoas ao nosso redor vão entendo e te aceitando. A vida é breve demais para sermos infelizes.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, acho que temos que viver de acordo com quem realmente somos, independente do que vão pensar ou dizer de nós, temos que nos aceitar e sermos felizes.

      Excluir
  9. Oii Lenise, tudo bem com você? Eu espero do fundo do meu coração que sim. Esse texto que você escreveu me descreve há alguns meses atrás, não tinha animação, não tinha mais vida, tudo era sem graça para mim. Me sentia sozinha! Não dava valor as pequenas coisas da vida, todas elas pareciam pequenas. Nunca estava satisfeita.


    Quando comecei a entender que tudo que passamos na nossa vida nós que escolhemos antes de encarnar tudo ficou mais fácil de lidar. Vivemos o que vivemos, passamos pelo o que passamos porque nós escolhemos isso e temos que viver essas coisas e situações para que no futuro a gente dê valor as coisas mesmo que sejam pequenas.


    Saiba que mesmo que você não me conheça eu estarei aqui, caso queira bater um papo comigo ou algo do tipo, vou estar aqui. Esses dias escrevi um texto para minha amiga com o mesmo tema que o seu só que com uma pegada diferente!

    www.dezoitoluas.com.br < para você ler o texto
    blogdezoitoluas@gmail.com < caso queira conversar

    Você nunca está sozinha, Deus está sempre com voce te guardando <3

    Beijos, Milla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Millena, muito obrigada pelas palavras e pelo carinho. É bom saber que existem pessoas com o coração tão bom e tão dispostas a fazerem o bem, mesmo para aqueles que não conhecem. Vou ler seu texto sim, obrigada mesmo.

      Excluir
  10. Oi Lenise. É muito doloroso ver o teu desabafo, que é um pouco do desabafo de todos nós, eu creio, e saber que isso reflete o teu estado de espírito e os teus pensamentos. A gente não pode, não deve e nunca vai conseguir agradar a todos. Temos que agradar a nós mesmas e quem nos ama. Isso basta. Vejo as pessoas tão paranóicas com mil dietas e sacrifícios, não pode comer nada, tem que perder peso a qualquer custo, e as vezes confesso que também me olho e penso que poderia emagrecer um pouquinho também. Mas então eu me dou conta de que não é isso que eu quero pra mim, essa vida que valoriza mais a aparência do que a felicidade. A beleza está nas "imperfeições", que eu prefiro chamar de "peculiaridades". Feio é ser fútil. Feio é quem te coloca pra baixo. Não se culpe, a culpa é de cada um que te julgou e falhou com você.

    Espero que você fique bem. Sério, fique bem!
    Se quiser conversar: amanda.barreiro16@gmail.com
    Ou https://www.facebook.com/manda.barreiro

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio, Amanda. Tenho realmente essa sensação, de que a sociedade nos cobra tanto, que acabamos agindo para agradar aos outros e não a nós mesmos, achamos que temos necessidade de algo porque os outros nos dizem isso, e muitas vezes isso nem condiz com quem nós somos. Mas é difícil se libertar dessas cobranças e conseguir se aceitar, e ainda mais difícil é conseguir ser feliz nesse mundo que é tão cruel com a gente.

      Excluir
  11. Seu texto é um desabafo de grande parte da sociedade e do nosso mundo contemporâneo.O que não pode acontecer é nos abater diante de tantas adversidades.Achei o texto profundo e impactante mas espero que você não se entregue como demonstra nas palavras mencionadas no texto.A vida é bonita quando a enxergamos com os nossos próprios olhos e a angústia é apavorante e sufocante mas ela passa!Aí se passa!!Nada como um dia após o outro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver em um mundo que nos cobra tanto acaba sendo um desafio diário, a gente precisa ter forças para conseguir seguir em frente.

      Excluir
  12. Oi Lenise, tudo bem? Acredito que todas as pessoas em algum momento se sentem perdidas, sozinhas, ou não sabem o que fazer da vida. As vezes o que precisamos é sentar, pesar os prós e contras de como estamos levando nossas vidas e o que queremos mudar. Fiz aniversário no começo do mês e essas reflexões vem me acompanhando desde então. Em alguns momentos penso que não estou fazendo tudo o que deveria, ou que estou "perdendo tempo". Não sei como explicar. Me afastei um pouco de tudo para tentar me encontrar e saber o que quero da minha vida. Acredito que isso nos faz mais fortes, nos faz pessoas completas. Um abraço, Érika *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, feliz aniversário! E costumo fazer isso também, me afastar um pouco de tudo, para refletir sobre a vida e sobre o que é realmente importante, às vezes é necessário nos afastar daquilo que nos faz mal e conseguir entender o que nos faz bem.

      Excluir
  13. Oi, Lenise!
    Gostei bastante do seu texto, desde a 1ª linha até a última palavra.
    Você conseguiu escrever com tanta perfeição, parecia que colocou ali tudo o que eu sinto, como se tivesse lido minha mente e minha alma kkkk
    Amei, você escreve super bem

    ResponderExcluir
  14. WOW! Que textinho forte o seu Lenise! Mas para falar a verdade, todo mundo passa por uma fase de "vazio". E é uma das piores sensações, porque a gente nunca sabe com o que preencher esse bendito que só nos atormenta! É horrível... =/
    Mas falando sobre seu texto, eu gostei bastante viu? Ele é muito forte e reflexivo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma fase difícil para se lidar, mas necessária para o nosso crescimento!

      Excluir
  15. Grande parte desse texto me descreve :c
    Fico com o coração na mão sabendo que você também sente essas coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é um sentimento comum, todos nos sentimos dessa forma em alguns momentos.

      Excluir
  16. Não sei nem o que dizer sobre seu texto, já que volta e meia me encontro na mesma situação. Às vezes tento entrar no modo que não liga pra ninguém, mas ouvir tantas vezes que você está errada faz você esquecer que pode estar certo. Ninguém deveria carregar o peso de não "ser o suficiente", ou ser cobrado tanto por tudo e todos. Mas é isso que o mundo faz: nada está bom, VOCÊ não está bom pra nada. Eu tento sempre me desligar, e isso faz com que eu me isole cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essa mesma sensação, de que o mundo acha que não somos o suficiente, mesmo com todo o esforço que fazemos, queremos ser aceitos, mas é impossível com a quantidade de cobranças que temos.

      Excluir
  17. Nossa Lenise, as vezes eu me sinto totalmente assim também, sozinha e como se o munda todo andasse em uma velocidade tremenda ao meu redor enquanto eu permaneço imóvel, com vontade, mas sem forças de seguir. Mas quando paro pra observar um pouquinho das pessoas, vejo que está todo mundo meio perdido mesmo, e não que seja certo se comparar, só que as vezes a gente se sente meio mal, meio deslocada, meio estranha e está tudo bem sabe, faz parte do nosso crescimento e auto conhecimento.
    Texto lindíssimo e passa muita sinceridade. Parabéns

    https://aaquariana.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes pensamos que somos os únicos a nos sentir dessa forma, mas é um sentimento que assola a maioria das pessoas, mas temos que aprender a lidar, mesmo que a dor pareça maior, temos que tentar seguir em frente e sermos felizes.

      Excluir
  18. Aprendi a não me importar com o que os outros pensam de mim ou pelo menos tento agir assim...outra coisa que aprendi é que não importa quem você seja ou o que faça nunca será o suficiente. Não deixe os comentários negativos controlarem sua vida e entrar no seu coração deixa que entrem por um ouvido e saia pelo outro,seja feliz seja você mesma bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, temos que ser exatamente quem somos, independente do que os outros pensem!

      Excluir