Sempre gostei da minha própria companhia e da minha presença. De ficar em silêncio refletindo sobre quem eu sou. Não consigo entender pessoas que não conseguem ficar breves instantes sozinhas, ao seu próprio lado. Como diria o filósofo Sartre: “Se você sente tédio quando está sozinho, é porque está em péssima companhia.” E eu não tenho do que reclamar da minha própria companhia.
Gosto de sair, de estar acompanhada, de me divertir. Gosto de conversar e de estar rodeada de pessoas. Mas também gosto de ficar sozinha com meus próprios pensamentos ou de sentar no chão da minha varanda, com as costas encostadas na parede, apenas para ouvir o barulho da chuva que cai lá fora.




Ficar em silêncio. O silêncio diz mais do que imaginamos. Nos faz entrar em contato com a natureza. Nos faz entrar em contato com nós mesmos. Nos faz perceber os pequenos detalhes da vida. 
A vida já é tão agitada, tão corrida, tão cheia de atribulações. É bom desacelerar um pouco e diminuir o passo. Estamos sempre tão distraídos que não temos tempo para parar, para pensar, para refletir. Queremos que as coisas deem certo, mas não damos valor para as coisas mais simples. Talvez silenciar por 5 minutos possa nos ajudar a resolver aquele problema que parecia tão difícil. Pensar sobre si mesmo pode ser doloroso, mas é a reflexão que vai nos fazer amadurecer e crescer como pessoa. Olhar para o céu em uma noite estrelada pode nos provocar um alívio que nem imaginássemos que existia.
Tudo está atrelado ao silêncio. Ao observar. Ao refletir. Não nos damos conta disso porque damos prioridade para outras questões. Talvez esse seja nosso erro. Não prestar atenção. Podemos parar um pouco de falar tanto e nos calar para ouvir. Ouvir o que os outros têm a nos dizer, ouvir o que o nosso coração tem a dizer.
É bom tentar ir com mais calma, dar um passo de cada vez, não ter pressa para resolver algo. Silenciar é importante. Silenciar é essencial. É bom tentar e ver os resultados que isso pode proporcionar. 

Esse texto faz parte do Projeto Escrita Criativa.  

2 Comentários

  1. Oi Lenise! Adorei o texto! Eu sou do tipo de pessoa que adora estar só, mas não que isso implique, como você disse, em não gostar da companhia das pessoas. Estar só é um exercício, de autoconhecimento, eu acho. É bom refletir, falar sozinha, rir sozinha, dançar sozinha. Imaginar coisas, ter conversas e mais conversar na nossa cabeça. É parar para escutar o que não ouvimos quando estamos junto de outras pessoas. Enfim, eu amei a ideia do texto, estar só querer também estar em boa companhia! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas parecem que têm necessidade de estarem rodeadas por outras pessoas, parece que temem a própria companhia. Estar só é importante, para revermos nossas atitudes, refletirmos sobre nossa vida, enfim, estar sozinho não é algo ruim e nem deve ser visto dessa forma.

      Excluir