Sinopse:

Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, suspeita de quatro pessoas de seu passado que poderiam ser capazes de tamanha brutalidade. Mas quando a polícia foca no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin precisam correr contra o tempo para descobrir a verdade. Depois de O chamado do Cuco e O bicho-da-seda, o terceiro romance da aclamada série escrita por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, é um suspense inteligente, com reviravoltas inesperadas a cada página, e também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais.

Autor: Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling
Páginas: 494




Resenha:

Após “O chamado do Cuco” e “O bicho-da-seda”, o terceiro volume da série policial do detetive Cormoran Strike, “Vocação para o mal”, faz com que o leitor fique cada vez mais envolvido com os personagens principais, Cormoran e Robin.
O relacionamento entre Robin e Matthew foi algo que sempre me desagradou muito, mas neste livro é apresentada uma passagem do passado de Robin, onde se torna mais claro os motivos pelos quais a personagem continua nesse relacionamento. A cena descrita foi extremamente forte e me fez chorar muito, e entender tudo o que aconteceu  fez com que eu sentisse ainda mais empatia por Robin, ao mesmo tempo, minha raiva por Matthew se tornou ainda maior nesse livro, algo que eu não imaginava que pudesse acontecer.
É interessante que, mesmo sendo uma série policial, J.K. consegue colocar elementos que nos fazem torcer pelo envolvimento afetivo entre Robin e Cormoran. É nítido o que um sente pelo outro e o quanto estão se envolvendo cada vez mais, mesmo que tentem disfarçar e manter o relacionamento estritamente no âmbito profissional. É um casal que me faz lembrar muito de Ron e Hermione, da série Harry Potter, onde apenas no último volume da série, o romance finalmente acontece (e talvez o mesmo aconteça com Robin e Strike).

“Todo mundo gostava de Robin. Ele gostava de Robin. Como poderia deixar de gostar dela depois de tudo o que os dois passaram juntos? Porém, desde o começo, ele disse a si mesmo: até certo ponto e dali não passa. É preciso guardar certa distância. As barreiras devem permanecer em seu lugar”. (p. 327)

Voltando à trama policial do livro, conhecemos um serial killer de mulheres, alguém que nutre um ódio tão grande por mulheres em geral como pelo detetive Cormoran Strike. Este livro tem alguns elementos diferentes dos livros anteriores, já que apresenta capítulos onde o ponto de vista do assassino é apresentado, e de certa forma, o leitor consegue entrar um pouco na mente do assassino. A forma como os crimes são mostrados na trama são mais pesadas do que nos livros anteriores, principalmente pela maneira como são inseridas as cenas de abuso sexual, onde é possível, enquanto leitora mulher, se sentir na pele das personagens, onde o medo de vivenciar algo parecido faz parte do cotidiano feminino.
São três os principais suspeitos dos crimes, e um pouco da história de cada um deles é apresentado, além do envolvimento que cada um dos suspeitos teve na vida de Strike. É o terceiro livro da série, e a segunda vez que eu descubro o assassino (o mesmo aconteceu no livro anterior, “O bicho-da-seda”). Com a diferença de que nesse livro, o assassino foi bastante óbvio, desconfiei dele desde o começo do livro, e acho difícil alguém que não consiga ter o mesmo pensamento sobre o desfecho da história.
Mesmo com a obviedade da trama, o livro é bastante consistente e consegue prender o leitor do início ao fim. Vale a pena ler!

Nota: 

5 Comentários

  1. Boa dica!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não li nada dela além de HP, preciso urgentemente ler o resto, mas antes disso vou terminar a saga!
    É uma pena a gente descobrir desde cedo o assassino num thriller policial, ao mesmo tempo achamos que o autor pecou, tbm fico me sentindo a detetive kkkkkkk
    Mas como isso não é só o que importa... Que bom que a trama te conquistou!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fã da J.K. Rowling, então tenho vontade de ler tudo o que ela escreve, acaba sendo mais forte do que eu HAHAHAHA

      Excluir
  3. Oi Lenise, tudo bem? Que enredo cativante hein. Sempre comento que esse é meu gênero favorito de livros. Histórias que prendem nossa atenção do início ao fim são as melhores. Ainda não conhecia esse livro mas fiquei curiosa pra acompanhar. Gosto do James Patterson já leu algo dele? No momento estou lendo Filha única conhece? Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir