No dia 07/01/2018 (dia do leitor) foi lançado a antologia "Amor e Resiliência", que reúne textos de 09 autoras brasileiras, produzidos para o Projeto Escrita Criativa entre os anos de 2015 e 2017. Os textos fazem partes das blogagens coletivas e dos desafios criativos do Projeto e é interessante ver como o mesmo tema pode ter uma diferente perspectiva dependendo do olhar de quem escreve.

O e-book está disponível na Amazon e com o dinheiro arrecado será feito uma doação a uma instituição a ser escolhida pelas autoras e que incentivem a educação e a cultura.


Sinopse:

A primeira Antologia "Amor e Resiliência: Cartas, Contos, Crônicas e Poemas" reúne textos dos escritores e blogueiros que participaram ativamente do Projeto Escrita Criativa, entre maio de 2015 e abril de 2017, transformando temas específicos do dia a dia em literatura.

Autoras: Ana Paula, Ane Carol, Ayumi Teruya, Fernanda Besagio, Fernanda Rodrigues, Jade Maranhão, Lenise Battisti, Melissa Moreira e Patrini Vieiro.
Páginas: 123 páginas
Skoob

Resenha: 

Primeiramente, é necessário conhecer o Projeto Escrita Criativa, que nasceu em 2015 onde blogueiras criaram um grupo para ajudar no bloqueio criativo e auxiliar outros blogueiros e escritores.



Para falar sobre a antologia, é preciso falar sobre cada uma das autoras, pois cada uma trás um pouco da sua essência para o projeto. Foi incrível poder fazer parte dessa ideia juntamente com escritoras tão talentosas. São 9 autoras escrevendo sobre 19 temas diferentes, totalizando o total de 58 textos. Eu participei da antologia com 9 textos, mas não conseguiria escolher um preferido entre eles. Gostaria de poder falar um pouco sobre cada uma das outras autoras, para que vocês também possam conhecê-las.



Ana Paula: A Ana participou da antologia com 8 textos, e o meu preferido entre eles é "Um dia em silêncio". Aqui ela demonstra sua paixão pela sua religião (mesmo que apenas citando um livro da Bíblia) e pelo seu Garoto (a quem ela ama a companhia). Mas ela também demonstra do "ficar em silêncio" e gostar da própria companhia. Ela nos faz refletir sobre a importância de nos reconhecermos, de entendermos a nossa própria identidade, o que, muitas vezes só é possível quando conseguimos ficar em silêncio.

"Lógico que o mundo em volta está em silêncio, mas a minha mente está a milhão: ideias, pensamentos, textos construídos quase que por completo só no pensamento".

Ane Carol: A Ane é uma das idealizadoras do projeto, participou da antologia com 9 textos, e o meu preferido entre eles é "O que não é o amor". Ela consegue refletir sobre as características de um relacionamento que podem ser percebidas como "não sendo amor", pode nos fazer pensar sobre relacionamento abusivo ou sobre como determinado relacionamento pode não nos trazer felicidade; assim como nos pensar sobre o que realmente é o amor e darmos mais valor a esse sentimento.

"Acho que depois de todo esse tempo ao teu lado, descobri que talvez o amor seja as pequenas coisas, aquelas que passam quase despercebidas, como o olhar do outro se iluminar quando nos vê pela manhã, o sorrido tímido mas sincero, o andar de mãos dadas, aquele bilhete fofo que chega sem avisar... Esse é o tipo de coisa que eu nunca conheci. Deve ser por isso que eu entenda tão pouco sobre o amor."

Ayumi Teruya: A Ayumi é uma das idealizadoras do projeto, participou da antologia com 11 textos, e o meu preferido entre eles é "Uma tarde na biblioteca". Somos levados para dentro dos livros, a imaginar histórias de fantasias e a querer fazer parte delas, conversar com os diversos personagens e conseguir mesclar as histórias conhecidas com aquelas que ainda queremos conhecer.

"Passei por várias histórias que me soavam familiares. Histórias que se fossem publicadas nos tempos atuais, não seriam encaradas como proibidas. Havia livros sobre escravos, feminismo, homossexuais, deuses, cultura wicca, prostituição, traição e vários outros temas que foram considerados tabus ou intragáveis pela sociedade." 

Fernanda Besagio: A Fernanda participou da antologia com 2 textos, e o meu preferido entre eles é "Quando o frio e o quente se encontram". Esse texto nos faz pensar na importância de vivermos intensamente todos os momentos das nossas vidas, sejam eles bons ou ruins, temos que saber aproveitar cada experiência que vivemos.

"Quem vive intensamente não se arrepende de algo que não fez porque teve a oportunidade de experimentar de tudo. Essa pessoa é feliz porque soube aproveitar todas as fases da vida."

Fernanda Rodrigues: A Fernanda é uma das idealizadoras do projeto, participou da antologia com 15 textos, e o meu preferido entre eles é "Do que aprendi com você". Esse texto nos faz pensar nos relacionamentos afetivos que não deram certo, as expectativas e ilusões que criamos e os erros cometidos durante esse processo. 

"Não quero pensar no que o amor não foi pra mim. Saber que todas as promessas que você me fez foram em vão, faz de mim uma idiota (mais uma vez). Não quero pensar nisso, nem nas lágrimas, nem culpa que carrego das vezes em que deixei de ser eu mesma para tentar ser alguém melhor pra você."

Jade Maranhão: A Jade participou da antologia com 4 textos, e o meu preferido entre eles é "A vida de Rosa - O que não é o amor". Nesse texto, temos uma visão clara quanto a um relacionamento abusivo, o amor de Rosa por Cravo deixava-a cega, ela não conseguia refletir sobre o que acontecia ao seu redor e conseguia relacionar isso com situações vivenciadas em nossa vida, que são mais comuns do que imaginamos.

"Rosa se acostumou a ser infeliz, a ser humilhada e ofendida. Aquela era sua rotina, aquela era sua vida. E ela cuidaria do Cravo até o fim. Mas quem vai cuidar da Rosa?!"

Melissa Moreira: A Melissa participou da antologia com 1 texto, sendo ele "Reflexo". Ela nos faz refletir sobre o quanto nos preocupamos com o nosso reflexo no espelho, o quanto somos julgados pela aparência e o quanto isso pode nos destruir.

"Por baixo da chapinha, muita maquiagem, sorrisos falsos e roupas que a forçam ficar sem comer para caber."

Patrini Vieiro: A Patrini participou da antologia com 1 texto, sendo ele "Na avenida do coração, silêncio". Esse texto parece ter sido escrito para cada um de nós, os relacionamentos que queríamos que tivessem dado certo, mas as feridas acumuladas durante o caminho impedem que isso aconteça e percebemos o quão difícil pode ser a cura.

"Por isso eu te poupo do trabalho. De me conhecer. De me aprender. De seguir em frente, apesar dos meus pesares, que não são poucos. Eu reconheço todas as falhas, traumas e abismos que existem em mim, e eu adoraria que tu trafegasse em cada um deles, como um trem elétrico, transpirando luz e sonho, fechando cada brecha, cada ferida, cada machucado."


Nota: 


4 Comentários

  1. Amei cada palavra dessa resenha e pretendo ler esse livro logo. Amo assuntos como resiliência e empatia!

    Um beijo,
    http://www.espelhodoreino.tk/ ❥

    ResponderExcluir
  2. Participei algumas vezes nos desafios do Projecto Escrita Criativa, através do Facebook.
    Fico muito contente que o projecto tenha ganho asas e que esteja agora imortalizado num livro com diversos textos vossos. Muitos parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Me sinto realizada com esse projeto e com o livro!

      Excluir