Com o tempo vamos aprendendo quem realmente vale a pena ter em nossas vidas, percebemos que cada pessoa vai ter uma parte diferente de nós e consequentemente vamos acabar priorizando alguns em detrimento de outros. E tudo bem, é assim que a vida funciona. Cada relação construída é diferente, cada amigo seu te conhece de determinada forma, para cada pessoa você se doa de forma diferente. 
E às vezes é difícil lidar com o fato de que os nossos sentimentos e os daqueles que nos relacionamos são diferentes, às vezes estamos mais disponíveis do que os outros, nos preocupamos mais e estamos dispostos a estar ao seu lado incondicionalmente, mesmo que a outra pessoa não faça o mesmo. Apoiar alguém e não pedir nada em troca é uma das maiores provas de afeto que podemos dar. Se realmente amamos, não podemos exigir que as outras pessoas nos amem da mesma forma. A vida não funciona assim. Em qualquer relacionamento, sempre vai ter aquele que ama e se entrega mais, e você deve estar preparado para ocupar esse papel, se esse for o caso. Isso não significa que os outros não gostem de você ou não te considerem, apenas possuem uma forma diferente de lidar com os próprios relacionamentos. E não há nada de errado nisso. Você não precisa se desesperar, ficar triste ou sofrer porque alguém não te ama da forma como você gostaria. A culpa não é sua. E na verdade, a culpa também não é do outro. Ninguém tem culpa pela forma como lida com os próprios sentimentos.






Mas é importante você se valorizar, não deixar que ninguém pise em você, que ninguém te maltrate. Não há problema algum em ser aquele que nutre mais sentimentos em uma relação, mas você não pode permitir que te façam de bobo, porque existem pessoas maldosas, que não vão se importar em te fazer sofrer, vão tentar te atingir de alguma forma, e essas você deve evitar. 
Priorize em sua vida aquelas pessoas que realmente demonstram se importar com você, o que importa não é falar com alguém todos os dias, mas saber que pode contar com ela. Tome cuidado com pessoas que dizem “não ter tempo” ou inventam desculpas para não estar com você, é natural termos uma rotina atribulada e estarmos realmente ocupados a maior parte do tempo, mas sempre damos um jeito de estar presente na vida daqueles que realmente são importantes para nós, quem está sempre “ocupado” ou sempre diz para “marcarem algo”, pode não estar disposto a realmente estar com você. Saiba reconhecer isso, reconhecer quem realmente gosta de você e te quer bem. Às vezes é melhor ter poucos amigos, mas que realmente são íntimos e reconhecem seu valor do que estar rodeado de pessoas com as quais você tem apenas um relacionamento superficial. 
Com o passar do tempo, você vai conseguir reconhecer isso e vai perceber a importância de estar perto apenas daqueles que realmente valem a pena manter por perto. Conhecidos, você vai ter muitos, mas amigos de verdade, esses são poucos e você vai perceber que são as melhores pessoas que você poderia encontrar.

16 Comentários

  1. A quem se ama, o amor de ninguém falta. A quem não, o de ninguém basta.
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos amar com todo nosso coração e saber reconhecer aqueles que nos amam de verdade!

      Excluir
  2. Concordo completamente com você , acho que as pessoas devem se valorizar mais .
    Eu , por exemplo , não deixo que me façam de boba . Sempre costumo dizer que : temos de gostar de quem tem sentimento semelhante ao nosso .

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reciprocidade tem se tornado uma das palavras mais importantes da minha vida, é importante termos amor próprio e nos valorizar, para que os outros não pisem em nós, e devemos dar valor para as pessoas que realmente estão ao nosso lado e demonstram se importar conosco.

      Excluir
  3. Olá.
    Adorei o texto de desabafo/realidade.
    Infelizmente o mundo é assim, sempre fico com um pé atras com as pessoas.
    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante sabermos em quem realmente podemos confiar, porque nem sempre os outros vão nutrir por nós o mesmo carinho que nutrimos por eles e temos que aprender a reconhecer isso.

      Excluir
  4. Isso é verdade Lenise, em um relacionamento sempre acaba um se entregando mais do que o outro e apesar de não ser culpa de ninguém, afinal, a gente ama com aquilo que tem e pode oferecer, é muito dolorido para a outra parte saber que não "recebe" o tanto que entrega. A verdade é que é frustante... Enfim, com o amadurecimento que só o tempo pode nos dar acabamos aprendendo a lidar (mais sei que lá no fundo não sei se realmente aceitamos isso).

    beijos
    Vento Literário / No Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que em todo relacionamento, sempre vai ter um que ama e se entrega mais e isso é natural. Normalmente eu sinto que sou a pessoa que mais se entrega nas relações que tenho, de amizade ou afetivas, porque sou bastante intensa no que sinto, mas aprendi a lidar com isso. E tenho tentado diferenciar as pessoas que realmente se importam comigo daquelas que apenas fingem gostar, e é um processo árduo, mas extremamente necessário, porque assim, estou me dando conta da necessidade de me afastar um pouco de determinadas pessoas.

      Excluir
  5. Adorei seu texto. Realmente, não é só por que uma pessoa não mostra mais carinho que a outra, que significa que ela seja uma parte falsa da relação, a que finge gostar ou não gosta. Em uma relação, sempre haverá uma pessoa que se entrega mais que a outra e isso é normal, assim como é normal também que essa ultima se sinta não correspondida por isso.
    Isso vale para todos os tipos de relacionamentos, seja ele amoroso, fraternal ou amigável.

    http://ooraculodeelfos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Isso pode acontecer em qualquer relacionamento, e a gente deve cuidar com as expectativas que temos em relação aos outros, porque muitas vezes não nos sentimos correspondidos justamente porque esperamos que o outro faça por nós o mesmo que nós fazemos por ele; e nem sempre isso é possível, porque cada um ama e se relaciona de uma forma diferente.

      Excluir
  6. Oi Lê!

    Acho que independente de ser amado no mesmo nível de volta, nunca será o bastante. As pessoas depositam todas as frustrações nas outras, quando se sente inseguro. Acho que amar, com todas as forças, amar é o que vale. Amar o momento, porque tudo passa rápido demais e a gente acaba se arrependendo.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é comum em qualquer relação haver um que ama mais do que o outro, é algo natural, o que acontece é que nós idealizamos muito nossos relacionamentos e esperamos que as outras pessoas nos ofereçam o mesmo que nós oferecemos pra elas, e às vezes sequer percebemos a grandiosidade que os que os outros sentem por nós. Como você disse, o que importa é amar, independente de qualquer coisa.

      Excluir
  7. Tô numa fase da vida que só está ficando quem realmente gosta de mim e que vale a pena. É nessas horas que a gente percebe quem vai ser pra sempre e quem só agregou por um tempo, né sis? Belíssimo texto! E ah, tô voltando pra comentar em tooodos HASHAHAH ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, sis! Chega um momento da nossa vida que a gente vai percebendo as pessoas que realmente vão permanecer na nossa vida e serão para sempre e aquelas que são passageiras e vão estar presentes apenas em alguns momentos.

      Excluir