O Projeto Escrita Criativa propôs um desafio para ser cumprido durante todo o mês de janeiro, confesso que comecei a cumprir o desafio apenas na última semana do mês, assim, nem todas as propostas foram cumpridas, mas vou contar um pouco sobre como foi minha experiência.




1. Me descrever é algo extremamente difícil, tento fazer isso com frequência, mas parece que sempre falta algo a ser dito. Três palavras. Será que é possível se definir em apenas três palavras? Quando tentamos nos descrever, normalmente nos comparamos com outras pessoas ou utilizamos características que conhecemos como ideais. Na minha bio aqui do blog há algumas palavras para me definir (mais do que três!). Me descrevo como psicóloga, feminista, potterhead, gremista e pseudo-escritora. O que isso diz ao meu respeito? O que você entende quando lê essas palavras? Talvez quem leia a minha descrição possa ter uma ideia ao meu respeito que não condiza com quem eu realmente sou. Será que isso é possível?

2. Com o tempo fui aprendendo que ser feliz é um estado de espírito, haverão momentos alegres da mesma forma como haverão momentos tristes, faz parte da vida e não há muito a ser feito quanto a isso. Mas algumas atitudes fazem com que a vida se torne um pouco mais leve e gostaria de citar apenas duas: perdoar/não guardar rancor e se afastar quando necessário. Ser ferido por alguém é algo difícil de lidar, não queremos acreditar que aquela pessoa que tanto amamos é capaz de nos magoar, sendo intencional ou não. Perdoar é algo extremamente difícil, porque leva tempo, até o momento em que o mal que nos fizeram não traga mais consequências para nós e consigamos falar sobre a pessoa ou sobre o que aconteceu sem sentir raiva ou mágoa pelo que aconteceu. A vida me ensinou que guardar rancor faz mal apenas para mim, sou eu que vou sofrer com isso e não a pessoa que me fez mal, então não vale a pena; é fácil conseguir entender isso conscientemente, o mais difícil é colocar em prática, mas é algo necessário. Aprendi que a gente não pode insistir na presença do outro, que por mais que a gente queira estar perto, talvez o outro não queira o mesmo, não adianta se esforçar ou estar disponível, se o outro não quer sua amizade ou o seu amor, o melhor é seguir em frente e agradar apenas a si mesmo. A gente tem que se amar em primeiro lugar e estar perto das pessoas que realmente se importam com a nossa presença. Já me afastei de pessoas que considerava tóxicas para a minha vida, mas também me afastei de pessoas que eu considerava importantes, mas que demonstravam que eu não tinha a mesma importância para elas, e foi uma decisão que mudou minha vida.

3/4. Nos últimos meses tenho estado frustrada, com raiva e cansada, tudo ao mesmo tempo, além de estar vivenciando outros sentimentos, como medo, tristeza e solidão. E ao sentir tudo isso, não consegui fazer algo que pudesse me ajudar a me sentir melhor, pelo contrário, me isolei e sequer consegui manter o blog atualizado. Mas eu percebi que algo que me faz bem é desabafar com pessoas importantes, pessoas com as quais eu realmente possa contar e que estão verdadeiramente do meu lado, a "minha pessoa" é alguém que me sempre me ajuda a superar os obstáculos.

5. Lembro de quando era criança e de como tudo era mais fácil, não havia problemas, apenas brincadeiras, todo dia havia uma descoberta diferente e qualquer coisa era motivo para se divertir. Eu nunca soube desenhar, mesmo assim, me alegrava com meus rabiscos. Quando aprendi a escrever, queria fazer isso com ambas as mãos e era extremamente difícil com a mão esquerda. Além de tentar escrever com a mão oposta, eu sempre queria saber o nome das pessoas ao contrário, era uma brincadeira boba, que me fazia dar risada, o meu, por exemplo, é Esinel.

6. Mas a gente cresce e nossos interesses vão mudando, há coisas divertidas que ainda não descobri, como passear de barco pelos rios Paraná e Iguaçu, passeio perfeito para levar toda a família e se deleitar com o pôr-do-sol. A vida vai mudando e muitas o que é mais simples é sinônimo de alegria.

7. Além disso, temos que desvendar coisas novas em nossas vidas, gostaria muito de aprender um novo idioma, mas não consegui ouvir notícias em um idioma diferente, mas assisti o trailer do "filme fake" de Friends, e quanto amor sinto por esse seriado e quanta vontade de que seja feita uma reunião entre eles.

Deixe um comentário