Ser feminista me engrandece enquanto pessoa. Consigo perceber a sociedade de forma muito mais consciente. Tenho uma noção muito mais clara quanto ao sistema de opressão que vivemos atualmente. Tenho apenas que agradecer aos movimentos feministas pela conquista de direitos femininos. Mas a luta ainda não acabou. Muito ainda há de ser conquistado. Vivemos em uma sociedade teoricamente igualitária. Mas na prática não é bem assim que as coisas funcionam. Sou julgada pela roupa que me visto. Sou criticada pela quantidade de homens com quem me relaciono. Ao exercer determinada função tenho chances de receber remuneração inferior a um homem que faz o mesmo que eu. Não posso sair sozinha à noite, pois existe a possibilidade de ser estuprada e a sociedade dirá que a culpa é minha. Se engravidar, não posso decidir se quero ou não ter filhos, o Estado não me deixa decidir sobre meu próprio corpo. E se estiver em um relacionamento afetivo e sofrer violência doméstica? Será que a lei vai realmente me proteger?







Me sinto empoderada por ser feminista e poder enfrentar a sociedade de outra forma e, se possível, lutar para que mais direitos possam ser garantidos. Mas o feminismo me proporcionou ir além. Atualmente consigo perceber também os meus privilégios. Por ser branca. Por ser cisgênero. Por ser heterossexual. Por ser de classe média.  Perceber meus próprios privilégios me fez ter mais empatia. Para ouvir melhor a voz daqueles que são mais oprimidos do que eu. É de fundamental importância que possamos dar voz às minorias. Possamos reconhecer a necessidade de garantia de mais direitos para essas pessoas. Reconhecer e lutar por isso é o que fará a sociedade ser um lugar melhor de se viver.

2 Comentários

  1. Isso aí companheira. Faça uma visita ao https://femizade.wordpress.com/ acho que você vai gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rayane. Gostei bastante do site, com certeza vou acompanhar!

      Excluir